Usando a solução Tactium MIS

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12, julho de 2023
Ailton Júnior

Visão geral

A solução Tactium MIS (Management Information System) foi desenvolvida para oferecer aos gestores de operações TACTIUM informações sumarizadas e que possam ser tratadas por soluções de BI (Businness Inteligence) com acesso direto às informações.

O TACTIUM MIS solução disponibilizará uma base sumarizada, apartada da solução de produção, com registros  relativos ao dia anterior de operação (D-1), permitindo ter uma camada isolada para a geração de visões, acesso por API e relatórios específicos com base nos dados do Tactium IP.

Recomendamos que a base de MIS fique em uma estrutura separada da base de Produção (preferencialmente um servidor de banco separado) para evitar concorrência de desempenho entre o uso do MIS e a operação em produção.

Veja a seguir um diagrama que representa a estrutura de funcionamento da solução. Na tabela são detalhados os 2 passos envolvidos nesse processo.

Momentos Contexto Descrição Detalhe
Primeiro momento Preparar base MIS Execução dos passos 1, 2 e 3 fará a execução do Job no SQL para consultar e gravar os dados na estrutura do BI. Executar tarefa (job) após o fechamento do dia para carregar os dados do dia trabalhado de forma a que fique disponível no dia seguinte (D-1).

Esse processo de carga consulta os dados em produção com formatação e sumarização conforme relatórios / consultas definidos e gera as informações em tabelas na base MIS.

Segundo momento Consultar base MIS Consulta dos dados na base MIS nas tabelas geradas, representando o passo 4 Consumir os dados até (D-1) na base MIS. É recomendado que esse consumo seja feito a partir da API disponibilizada que acessará a tabela do relatório correspondente.

Visões de dados disponíveis na API

Visões de dados do Tactium IP

A implementação do TACTIUM MIS se baseia na geração de tabelas que materializam resultados de relatórios do TACTIUM IP. Atualmente possuímos os seguintes relatórios disponíveis:

Detalhe das ligações

Os dados do relatório “Detalhe das Ligações” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetLig” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas, conforme o de/para criado correlacionando com o relatório.

Colunas tabela BI “X_DetLig” Colunas do Relatório “Detalhe das Ligações”
InitiatedAt Data/Hr
ServiceName Serviço
Device Ramal
TP_HSC_EXTERNAL Tipo
AgentName Agente
EstabilishedAt Hora Atend.
Duration Tempo Dur.
AnswerTime Tempo Atend.
CallingDeviceFmt Origem
CalledDeviceFmt Destino
FinishSponsor Finalização
TrunkNumber Trc.
Situation Situação
ClearedAt Conf. Deslig.
HookedOff Solic. Deslig.
HangupTime Duração Oper.
HookedOffTime Dur. Sist.
ClearedTime Duração Deslig.
CallTypeString Controle interno do relatório.
Record Gravaçoes Áudio (ID interno da gravação)
Ivr URA (ID interno da URA)
callID ID único interno da Ligação.
NR_HSC Índice do histórico da chamada. Usado para correlacionar vários atendimentos na mesma ligação.
IS_DVC ID interno do Ramal
ServiceID ID interno do Serviço
CampaignID ID interno da Campanha
AgentID ID interno do Agente
Transbordo Indica se a ligação foi transbordada
Transferencia Indica se a ligação foi transferida 
ExternalData Dados Ext.
SwitchCallId ID único da Ligação usado nas Integração – Deverá ser usado para cruzar as ligações com o CRM-OMNI, por exemplo
Consulta Indica se a ligação foi consultada 
IS_RUN Controle interno de BI 
Fila_Duracao Tempo Espera
ACM Negoc.
GCM Grupo de Negoc.
IS_CBT ID interno de bloqueio de Ligação 
CalAnalyser Blq. Anális. de Áudio
CallIdentifier ID interno da Ligação 

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium IP.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório do Detalhe das Ligações do Tactium IP, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe das Ligações.

Detalhe de Atividades (dos Agentes)

Os dados do relatório “Detalhe de Atividades” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetAtvAgente” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:

Colunas tabela BI “X_DetAtvAgente” Colunas do Relatório “Detalhe de Atividades”
NM_AGT Operador
IS_AGT ID interno do Agente
DT_AGH_STARTEDAT Data do histórico do Agente
Data Data
Hora Hora
TP_AGH Ação
DS_RAZAO Razão
Duracao Duração
IS_RUN Controle interno de BI

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium IP.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Detalhe das Atividades dos Operadores do Tactium IP, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe de Atividades.

Detalhe de produtividade (das URAs)

Os dados do relatório “Produtividade de URAs” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetIvrProd” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:

Campo Descrição
ivrName Nome da URA.
total Total de interações atendidas pela URA.
transferedToHuman Número de usuários transferidos para atendimento humano.
abandoned Quantidade de usuários que abandonaram o atendimento antes do fim.
retained Total de usuários retidos pelo fluxo da URA (resolveram sem atendimento humano).
transferedToWpp Total de interações transferidas diretamente para o WhatsApp.
triggeredApi Quantidade de chamadas de API realizadas pelo fluxo.
triggeredTicked Total de tickets abertos automaticamente pelo fluxo.

 

Visões de dados do Tactium OMNI

Detalhe de Atendimento de Mensagens

Os dados do relatório “Detalhe de Atendimentos de Mensagens” do Tactium OMNI são gerados numa tabela chamada “X_DetAtdWpp” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:

Colunas tabela BI “X_DetAtdWpp”  Colunas do Relatório “Detalhe de Atendimentos de Mensagens”
idConversa Número de identificação do atendimento nas aplicações Tactium.
inicioBot Data do início do atendimento BOT.
finalBot Data do fim do atendimento BOT.
entradaFila Data em que a mensagem do cliente entrou na fila de espera.
inicioHmn Data do início do atendimento humano.
finalHmn Data do fim do atendimento humano.
canalAtend Canal de atendimento da mensagem.
idLigacao Número de identificação da ligação nas aplicações Tactium.
servico Nome do serviço cadastrado no Tactium que recebeu o atendimento.
tipo Tipo do atendimento: Atv (ativo) ou Rec (receptivo).
ocorrencia Número da ocorrência/protocolo de atendimento.
statusOcorr Status da ocorrência/protocolo no CRM associado à mensagem.
nomeCliente Nome do cliente vinculado ao atendimento.
foneCliente Número de contato do cliente, seguindo o modelo DDD+Número.
situacao Situação do atendimento, como “Aguardando Fila” ou “Concluída”.
tmpAtendBot Duração do atendimento no BOT.
tmpFilaHmn Tempo em que o cliente ficou na fila de espera.
tmpAtendHmn Duração do atendimento humano.
finalizacao Origem do desligamento do atendimento: Agente, Bot ou Sistema.
tempoTotal Duração total do atendimento (Fila + Atendimento).
operador Operador que realizou o atendimento.
grupoResp Grupo responsável pelo serviço após transbordo do pré-atendimento (BOT).
idRun Número de identificação da execução da API

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium CRM/OMNI.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Detalhe de Atendimentos de Mensagens, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe de Atendimentos de Mensagens.

Produtividade de Campanha

Os dados do relatório “Produtividade Campanhas Omni” do Tactium OMNI são gerados numa tabela chamada “X_DetProdCampOmni” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:

Colunas tabela BI “X_DetProdCampOmni” Colunas do Relatório “Produtividade Campanhas Omni”
campanha Nome das campanhas que foram disparadas no período da consulta.
tipo Tipo de campanha disparada, por default “ZAP” caracterizando WhatsApp.
codItem Código atribuído ao disparo da campanha.
dataDisparo Data em que ocorreu o disparo da campanha.
cliente Nome do cliente presente no banco de dados associado ao número do WhatsApp.
foneContato Número de telefone no qual foi realizado o disparo da campanha.
situacaoItem Status do item (template) disparado: Cancelado, Concluído, Não trabalhado, Tentando Contato.
sitOperacao Situação da operação relacionada ao recebimento do template através da plataforma do cliente (WhatsApp).
nrOcorr Número da ocorrência gerada no momento do disparo.
dataAtend Número do atendimento gerado no momento do disparo.
idAtend Número do atendimento associado.
sitConversa Situação da conversa no atendimento.
tipoInteracao Categorização da interação pelo cliente: CAMP, BOT, B+H, HUM.
observacao Observações acerca do disparo realizado.
mensagemEnviada Mensagem enviada para o cliente nesse disparo.
idRun Número de identificação da execução da API

Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium CRM/OMNI.

Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Produtividade Campanhas Omni, no link Compreendendo o detalhe do relatório Produtividade de Campanhas Omni.

Como acessar os dados usando a API do Tactium MIS

Para acessar os dados do TACTIUM MIS, é necessário utilizar a usar a API do Tactium MIS.

O uso da API se inicia com a autenticação, passando um usuário e senha, com isso será obtido um token com data de expiração.

Com o token válido, será possível consumir os métodos (que existem para cada uma das visões/relatórios disponíveis).

Para mais informações, acesse a URL da API, na aplicação do Tactium MIS implantada.

Caso ainda não possua a API do TACTIUM MIS implantada no seu ambiente, solicite ao Comercial mais informações sobre como contratar/avaliar esse módulo de nossa solução.



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