Usando a solução Tactium MIS
Sumário
Visão geral
A solução Tactium MIS (Management Information System) foi desenvolvida para oferecer aos gestores de operações TACTIUM informações sumarizadas e que possam ser tratadas por soluções de BI (Businness Inteligence) com acesso direto às informações.
O TACTIUM MIS solução disponibilizará uma base sumarizada, apartada da solução de produção, com registros relativos ao dia anterior de operação (D-1), permitindo ter uma camada isolada para a geração de visões, acesso por API e relatórios específicos com base nos dados do Tactium IP.
Recomendamos que a base de MIS fique em uma estrutura separada da base de Produção (preferencialmente um servidor de banco separado) para evitar concorrência de desempenho entre o uso do MIS e a operação em produção.
Veja a seguir um diagrama que representa a estrutura de funcionamento da solução. Na tabela são detalhados os 2 passos envolvidos nesse processo.

| Momentos | Contexto | Descrição | Detalhe |
| Primeiro momento | Preparar base MIS | Execução dos passos 1, 2 e 3 fará a execução do Job no SQL para consultar e gravar os dados na estrutura do BI. | Executar tarefa (job) após o fechamento do dia para carregar os dados do dia trabalhado de forma a que fique disponível no dia seguinte (D-1).
Esse processo de carga consulta os dados em produção com formatação e sumarização conforme relatórios / consultas definidos e gera as informações em tabelas na base MIS. |
| Segundo momento | Consultar base MIS | Consulta dos dados na base MIS nas tabelas geradas, representando o passo 4 | Consumir os dados até (D-1) na base MIS. É recomendado que esse consumo seja feito a partir da API disponibilizada que acessará a tabela do relatório correspondente. |
Visões de dados disponíveis na API
Visões de dados do Tactium IP
A implementação do TACTIUM MIS se baseia na geração de tabelas que materializam resultados de relatórios do TACTIUM IP. Atualmente possuímos os seguintes relatórios disponíveis:
Detalhe das ligações
Os dados do relatório “Detalhe das Ligações” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetLig” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas, conforme o de/para criado correlacionando com o relatório.
| Colunas tabela BI “X_DetLig” | Colunas do Relatório “Detalhe das Ligações” |
| InitiatedAt | Data/Hr |
| ServiceName | Serviço |
| Device | Ramal |
| TP_HSC_EXTERNAL | Tipo |
| AgentName | Agente |
| EstabilishedAt | Hora Atend. |
| Duration | Tempo Dur. |
| AnswerTime | Tempo Atend. |
| CallingDeviceFmt | Origem |
| CalledDeviceFmt | Destino |
| FinishSponsor | Finalização |
| TrunkNumber | Trc. |
| Situation | Situação |
| ClearedAt | Conf. Deslig. |
| HookedOff | Solic. Deslig. |
| HangupTime | Duração Oper. |
| HookedOffTime | Dur. Sist. |
| ClearedTime | Duração Deslig. |
| CallTypeString | Controle interno do relatório. |
| Record | Gravaçoes Áudio (ID interno da gravação) |
| Ivr | URA (ID interno da URA) |
| callID | ID único interno da Ligação. |
| NR_HSC | Índice do histórico da chamada. Usado para correlacionar vários atendimentos na mesma ligação. |
| IS_DVC | ID interno do Ramal |
| ServiceID | ID interno do Serviço |
| CampaignID | ID interno da Campanha |
| AgentID | ID interno do Agente |
| Transbordo | Indica se a ligação foi transbordada |
| Transferencia | Indica se a ligação foi transferida |
| ExternalData | Dados Ext. |
| SwitchCallId | ID único da Ligação usado nas Integração – Deverá ser usado para cruzar as ligações com o CRM-OMNI, por exemplo |
| Consulta | Indica se a ligação foi consultada |
| IS_RUN | Controle interno de BI |
| Fila_Duracao | Tempo Espera |
| ACM | Negoc. |
| GCM | Grupo de Negoc. |
| IS_CBT | ID interno de bloqueio de Ligação |
| CalAnalyser | Blq. Anális. de Áudio |
| CallIdentifier | ID interno da Ligação |
Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium IP.
Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório do Detalhe das Ligações do Tactium IP, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe das Ligações.
Detalhe de Atividades (dos Agentes)
Os dados do relatório “Detalhe de Atividades” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetAtvAgente” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:
| Colunas tabela BI “X_DetAtvAgente” | Colunas do Relatório “Detalhe de Atividades” |
| NM_AGT | Operador |
| IS_AGT | ID interno do Agente |
| DT_AGH_STARTEDAT | Data do histórico do Agente |
| Data | Data |
| Hora | Hora |
| TP_AGH | Ação |
| DS_RAZAO | Razão |
| Duracao | Duração |
| IS_RUN | Controle interno de BI |
Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium IP.
Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Detalhe das Atividades dos Operadores do Tactium IP, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe de Atividades.
Detalhe de produtividade (das URAs)
Os dados do relatório “Produtividade de URAs” do Tactium IP são gerados numa tabela chamada “X_DetIvrProd” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:
| Campo | Descrição |
| ivrName | Nome da URA. |
| total | Total de interações atendidas pela URA. |
| transferedToHuman | Número de usuários transferidos para atendimento humano. |
| abandoned | Quantidade de usuários que abandonaram o atendimento antes do fim. |
| retained | Total de usuários retidos pelo fluxo da URA (resolveram sem atendimento humano). |
| transferedToWpp | Total de interações transferidas diretamente para o WhatsApp. |
| triggeredApi | Quantidade de chamadas de API realizadas pelo fluxo. |
| triggeredTicked | Total de tickets abertos automaticamente pelo fluxo. |
Visões de dados do Tactium OMNI
Detalhe de Atendimento de Mensagens
Os dados do relatório “Detalhe de Atendimentos de Mensagens” do Tactium OMNI são gerados numa tabela chamada “X_DetAtdWpp” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:
Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium CRM/OMNI.
Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Detalhe de Atendimentos de Mensagens, no link Compreendendo o detalhe do relatório Detalhe de Atendimentos de Mensagens.
Produtividade de Campanha
Os dados do relatório “Produtividade Campanhas Omni” do Tactium OMNI são gerados numa tabela chamada “X_DetProdCampOmni” e a partir dela é possível consultar as seguintes colunas:
Os indicadores sinalizados em azul significa que são informações que não estão visíveis nos relatórios do Tactium CRM/OMNI.
Para mais informações sobre o significado de cada uma dessas colunas, acesse a documentação referente ao relatório Produtividade Campanhas Omni, no link Compreendendo o detalhe do relatório Produtividade de Campanhas Omni.
Como acessar os dados usando a API do Tactium MIS
Para acessar os dados do TACTIUM MIS, é necessário utilizar a usar a API do Tactium MIS.
O uso da API se inicia com a autenticação, passando um usuário e senha, com isso será obtido um token com data de expiração.
Com o token válido, será possível consumir os métodos (que existem para cada uma das visões/relatórios disponíveis).
Para mais informações, acesse a URL da API, na aplicação do Tactium MIS implantada.
Caso ainda não possua a API do TACTIUM MIS implantada no seu ambiente, solicite ao Comercial mais informações sobre como contratar/avaliar esse módulo de nossa solução.
